O juiz Vallisney de Oliveira, da 10ª Vara Federal de Brasília, absolveu o ex-presidente Lula da Silva das acusações no caso da suposta ajuda à Odebrecht em Angola.
De acordo com reportagem do jornal O Globo, Lula, seu sobrinho Taiguara Rodrigues dos Santos e outros dois réus eram acusados de organização criminosa e a lavagem de dinheiro no suposto caso que envolve R$ 20 milhões de contratos firmados entre a Odebrecht e a empresa Exergia Brasil, de Taiguara.
Para o magistrado, “fica patente a ineficácia da denúncia” em razão de Lula “estar longe especificamente desses factos, por não ter tido participação nas assinaturas e nos contratos”.
O juiz também considerou que há evidências de que o ex-presidente “não executou nem acompanhou a obra, não estando devidamente clara a descrição do delito e suas circunstâncias”.
No entanto, Lula e outros dois acusados ainda continuarão respondendo à acção em outros casos, o de lavagem e pelas acusações de corrupção e tráfico de influência envolvendo o BNDES para obras em Angola.
Na mesma decisão, o juiz mandou suspender a acção contra o empresário Marcelo Odebrecht.