
O Presidente da União Africana, João Lourenço, assegurou, esta quinta-feira, em Yokohama, que o futuro de África é brilhante e “com parceiros como o Japão podemos acelerar a construção da África que Queremos”, um continente próspero, integrado e desenvolvido dos pontos de vista económico, técnico-industrial e social.
“Apelo à identificação de estratégias operacionais que capacitem os nossos sectores privados, colmatem as lacunas de investimento, promovam a diversificação e resiliência das economias e acelerem a realização da Agenda 2063”, pediu o líder da União Africana, ao discursar na abertura de um painel de debate sobre a actividade empresarial pública e privada, à margem da Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento de África (TICAD-2025).
João Lourenço convidou, igualmente, as empresas japonesas a estabelecerem e reforçar relações de cooperação com empresários africanos, a investir em soluções para os desafios que enfrentamos, a apoiar no desenvolvimento do nosso capital humano e a criar cadeias produtivas de valor modernas e eficientes, consolidando a parceria estratégica e histórica entre o Japão e África.
Na visão do estadista angolano, uma colaboração benéfica para ambas as partes deve assentar em bases sólidas que vão, para além do comércio, passando pelo investimento privado directo, a fim de promover uma relação sustentável a longo prazo que contribua para a prosperidade partilhada.
Japão reitera aposta em África
Na sua intervenção, o Primeiro-Ministro japonês, Shigeru Ishida, ressaltou o quanto o seu país se está a movimentar em direcção ao continente africano, onde ano após ano cresce exponencialmente o número de empresas japonesas presentes nos diferentes mercados.
Considerou, ainda, notável o volume de acordos a ligarem dezenas de países africanos ao Japão, como se informou publicamente na cerimónia para esse fim realizada na jornada da manhã, e assegurou que a direcção desse gráfico continuará em ascensão.
Fonte: JA