
A JMPLA, braço juvenil do partido no poder, cumpriu a deliberação do Bureau Político do Comité Central do MPLA que proibiu os primeiros secretários provinciais da OMA e da JMPLA de acumularem estes cargos com os de deputado, ao eleger novos responsáveis nas províncias de Luanda, Huila e Cunene.
Em Luanda, o comité provincial da JMPLA elegeu Ernesto André, como novo primeiro secretário, substituindo Hemingarda Fernandes, que se mantém deputada à Assembleia Nacional, integrando a 4ª Comissão que trata de assuntos de Administração e Poder Local no Parlamento.
Na província do Cunene, Marcelino dos Santos é novo primeiro secretário provincial da JMPLA, em substituição de Ireno Nambalo, actualmente deputado à Assembleia Nacional.
Na Huila, Filipe Kameya, foi eleito ao cargo de primeiro secretário provincial, durante a terceira reunião extraordinária, substituindo Ilda Martins, também deputada à Assembleia nacional.
O processo de eleição de novas secretárias decorre a nível da OMA, onde já foi escolhida, Filomena Assunção de Lima, secretária do comité provincial da organização na província Kwanza Norte.
No caso da OMA, segundo apurou à imprensa, neste mandato, 13 secretárias provinciais foram eleitas deputadas.
Refira-se que a terceira reunião ordinária do Bureau Político do Comité Central deliberou recentemente que os primeiros secretários provinciais da OMA e JMPLA que estão como deputados devem cessar o mandato, permanecendo apenas no Parlamento.
Fonte: NJ