Terça-feira, Julho 23, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
InícioNotíciasHino da União Interparlamentar vai ser ouvido pela primeira vez em Angola...

Hino da União Interparlamentar vai ser ouvido pela primeira vez em Angola durante a 147ª Assembleia-Geral

O hino da União Interparlamentar (UIP), um órgão com mais de 120 anos de existência e 179 membros, criado em 1889, vai ser ouvido pela primeira vez em Angola durante a 147ª Assembleia-Geral desta organização mundial.

Este encontro terá lugar na capital angolana entre 23 e 27 de Outubro deste ano, anunciou a comissão organizadora do Parlamento angolano.

A deputada Idalina Valente, que preside ao grupo nacional de acompanhamento da UIP, assegurou à imprensa, esta quarta-feira, 21, que foi feito um maior investimento nas tecnologias de informação, com a criação de um Web site, que permitirá o acompanhamento em permanência dos trabalhos de organização da AG da UIP.

Segundo a deputada, uma atenção especial foi dedicada à estratégia de divulgação deste acontecimento, que traz a Angola para um cenário internacional, 1.400 deputados oriundos 172 países.

A comissão organizadora assegurou que as condições estão criadas como a formulação de convites aos participantes, a disponibilização de meios de transporte e de condições de acomodação, a garantia de segurança e de acesso a cuidados de saúde de qualidade, o asseguramento logístico e técnico, entre outros.

“O País tem hotéis de três e quatro estrelas com capacidades suficientes para albergar os 1.400 deputados membros da UIP e os cerca de 43 observadores”, acrescentou, lembrando que o tema do debate principal da 147ª AG será “A Acção Parlamentar para a Paz, a Justiça e Instituições Fortes”.

De referir que é a segunda vez que um País de expressão portuguesa organiza essa reunião, sendo que a última vez ocorreu há 63 anos, no Brasil.

A UIP é, actualmente, o principal interlocutor parlamentar das Nações Unidas e leva a voz dos parlamentos aos processos de tomada de decisão das Nações Unidas, apresentando regularmente as suas resoluções na Assembleia Geral, realizando declarações, participando em debates e organizando reuniões parlamentares sobre os temas principais da agenda da ONU.

É considerada como a organização política internacional pioneira, conta com mais de 170 parlamentos nacionais afiliados e 12 Assembleias parlamentares regionais associadas.

A UIP foi criada em 1889, agregando actualmente os parlamentos nacionais de 179 países, e tem como objectivos estruturais a defesa e a promoção da democracia, a boa governança e a cooperação entre os seus membros, estando, nas últimas décadas, a acrescentar novos debates internos, com destaque para a igualdade de género, a participação da juventude na política, o desenvolvimento sustentável e as alterações climáticas.

Os “pais” desta organização transcontinental foram o francês Frédéric Passy e o britânico William Randal Cremer, tendo inicialmente sido erguido de forma a privilegiar o contacto entre parlamentares, tendo, posteriormente, evoluído para um relacionamento mais institucional.

Fonte: NJ

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- PUBLICIDADE-spot_img
0FãsCurtir
SeguidoresSeguir

MAIS LIDAS