quinta-feira, junho 20, 2024
Home > Internacional > Filho de Ali Bongo preso e acusado de alta traição e tráfico de droga

Filho de Ali Bongo preso e acusado de alta traição e tráfico de droga

O filho de Ali Bongo Ondimba, Noureddin Bongo Valentin, e vários membros do gabinete do Presidente deposto foram presos e acusados, na terça-feira, de “alta traição” e “corrupção activa”, disse ontem o promotor de Libreville à AFP.

O filho mais velho de Ali Bongo, o ex-porta-voz presidencial Jessye Ella Ekogha, e outras quatro pessoas foram “indiciados na terça-feira e presos preventivamente”, disse André-Patrick Roponat, promotor público em Libreville, capital do Gabão.

Em 30 de Agosto, menos de uma hora depois do anúncio, a meio da noite, da reeleição de Ali Bongo, no poder desde 2009 e acusado de fraude maciça, os militares, liderados pelo general Brice Oligui Nguema, derrubaram-no, acusando o seu regime, em particular, de “desvio maciço” de fundos públicos. No mesmo dia do golpe, os militares prenderam um dos filhos do Chefe de Estado deposto, assim como outros cinco jovens altos funcionários do gabinete do ex-Presidente e a sua esposa Sylvia Bongo Valentin. Buscas realizadas nas suas casas, amplamente divulgadas pela televisão estatal, mostravam essas pessoas  ao pé de malas e bolsas transbordando de maços de notas.

Bongo Valentin está em prisão domiciliária em Libreville “para sua protecção”, segundo a presidência, e “detido arbitrariamente”, segundo os seus advogados. Ali Bongo, que foi inicialmente colocado em prisão domiciliar em Libreville por vários dias após o golpe, agora está “livre para circular” e tem a possibilidade de “viajar para o exterior”, anunciou o general Oligui em 6 de Setembro.

Fonte: AN

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial