quarta-feira, maio 22, 2024
Home > Notícias > Empresário e dono da Xtagiarious Finance detido em Benguela três meses após fuga

Empresário e dono da Xtagiarious Finance detido em Benguela três meses após fuga

O empresário Edson Caetano de Oliveira, proprietário da empresa Xtagiarious Finance, acusado de ter burlado centenas de pessoas em largos milhões de kwanzas, foi detido em Benguela ao fim de três meses de fuga às autoridades.

Edson de Oliveira foi detido esta quarta-feira, 05, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), em Benguela, confirmou ao Novo Jornal o director de comunicação do SIC-Geral, Manuel Halaiwa.

Sobre o empresário, recaem acusações da prática dos crimes de usura e associação criminosa, consubstanciados no recebimento de centenas de milhões de kwanzas de diferentes pessoas com promessas de reembolso no período de seis meses. São, pelo menos, 18 processos-crime.

O empresário Edson Caetano de Oliveira foi detido na tarde de quarta-feira no bairro da Caponte, na companhia de um funcionário que segundo a fonte do SIC obstruía a investigação.

A empresa Xtagiarious Finance apresentava-se como uma instituição do ramo financeiro, mas foi dada como ilegal pelo Banco Nacional de Angola.

Em Janeiro último, vários cidadãos lesados apresentaram em grupo queixa ao SIC, em Viana, após a empresa Xtagiarious Finance não cumprir com o reembolso dos valores aos cidadãos, como tinham acordado as partes em Dezembro de 2021.

Segundo os clientes, na altura, o proprietário garantiu na ocasião que iria trabalhar com um mini-autocarro para pagar as dívidas, o que não aconteceu.

Em comunicado, o BNA fez saber em 2021 que a empresa não estava habilitada a exercer qualquer actividade financeira sujeita à sua supervisão, sobretudo na captação de depósitos e aplicações monetárias, actividades estas reservadas às instituições financeiras bancárias.

No dia 03 de Agosto deste ano, o empresário e proprietário empresa Xtagiarious Finance, Edson Caetano de Oliveira, foi constituído arguido por fortes indícios da prática dos crimes de usura e associação criminosa.

Na altura o SIC informou que diligências eram feitas para sua localização e detenção, o que ocorreu esta quarta-feira em Benguela pelos operativos dos SIC-geral que segundo a fonte, deslocou-se de Luanda para Benguela.

Ainda em Agosto, segundo o SIC, foram apreendidos 16 imóveis no Zango 8.000, pertencentes ao empresário e empresa Xtagiarious.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial