
ANATA assegura que o preço do táxi mantém-se mesmo com a subida do gasóleo o presidente da Associação Nacional dos Taxistas de Angola (ANATA), Francisco Paciente, em entrevista à imprensa, deu garantias de que, apesar da insatisfação da classe face ao aumento do preço do gasóleo, por enquanto, o preço da corrida de táxi não será alterado
Desde segunda-feira que o Instituto Regulador dos Derivados do Petróleo (IRDP), enquanto entidade reguladora com competência para divulgar os preços, anunciou o aumento do preço do gasóleo para 300 kwanzas/litro, contra os anteriores 200 kwanzas. Sobre este assunto, uma vez que a maior parte dos táxis urbanos, vulgo “azul e branco”, abastecem com gasóleo, à imprensa ouviu o presidente da maior associação de taxistas, a ANATA.
Francisco Paciente disse que, embora não concordem com a subida do gasóleo, neste momento, o preço do táxi vai manter-se até terminarem as auscultações com o Ministério dos Transportes e os taxistas, tanto em Luanda quanto nas demais províncias. Segundo Paciente, a ANATA está em processo de negociação com o Ministério dos Transportes, onde expressou sua indignação pela retirada das subvenções aos combustíveis.
“Estamos numa fase de auscultação, pois, enquanto operadores económicos no serviço de táxi, queremos garantir que não vamos asfixiar financeiramente o pacato cidadão. Por isso, queremos manter o preço da corrida de táxi até que haja nova subida”, disse, acrescentando que um comunicado oficial será emitido ao término das conversações com o Governo.
Desde segunda-feira que o preço do gasóleo em Angola subiu para 300 kwanzas por litro, marcando um aumento de 50% em relação ao valor anterior de 200 kwanzas. O reajuste é parte do processo de remoção gradual dos subsídios aos combustíveis, promovido pelo Governo de Angola. Este novo aumento surge após o último reajuste em 2024, quando o preço do gasóleo subiu de 65 kwanzas para 200 kwanzas.
De acordo com o Instituto Regulador dos Derivados do Petróleo (IRDP), a gasolina e o gasóleo passam a custar o mesmo valor, mas os preços do petróleo iluminante e do gás de petróleo liquefeito permanecem inalterados.
O governo angolano deliberou o ajuste gradual dos produ- tos derivados de petróleo para níveis de mercado até 2025, iniciando o processo com a alteração do preço da gasolina em Junho de 2023, que passou de 160 kwanzas (18 cêntimos) para os atuais 300 kwanzas (33 cêntimos).
Depois, no dia 23 de Abril de 2023, o gasóleo passou a 200 kwanzas (cerca de 20 cêntimos de euro) por litro, um aumento de 48%, dando continuidade ao processo de remoção de subsídios aos combustíveis.
Fonte: OPAÍS