quinta-feira, junho 20, 2024
Home > Notícias > Deputados querem que Executivo reveja política monetária para devolver poder de compra às populações

Deputados querem que Executivo reveja política monetária para devolver poder de compra às populações

O Parlamento angolano solicitou esta quarta-feira, 19, ao Executivo que a política monetária implementada pelo Banco Nacional de Angola (BNA) seja revista para conter os níveis de inflação e devolver poder de compras às populações.

Os deputados que estiveram reunidos para analisar o relatório da Conta Geral do Estado do exercício de 2021, que será aprovado na quarta-feira, 26, querem ver ser analisados os objectivos anuais estabelecidos para garantir a estabilidade da moeda nacional e devolver o poder de compra às populações.

Os parlamentares estão preocupados com a queda do Kwanza, que desvalorizou desde o início do ano, agravando o desemprego, as condições de vida da população e o encerramento de empresas.

A Comissão Económica do Conselho de Ministros aprovou, há dias, um memorando contendo medidas de curto e médio prazo destinadas a fazer face à redução de recursos financeiros para as despesas do Estado, através da optimização ou diminuição da despesa pública e da potencialização da receita, para assegurar, deste modo, a sustentabilidade da dívida e reverter os défices orçamentais.

Tais medidas procuram acelerar a diversificação económica e assegurar a resiliência da economia nacional e fazer face à necessidade de desagravamento do custo de vida, particularmente com a aquisição de bens alimentares.

Fonte: NJ

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial