O Presidente da República, João Lourenço, regressa hoje, quarta-feira, 18, de Abu Dhabi, e amanhã, quinta-feira, tem na agenda uma reunião com o Conselho de Segurança Nacional, na Cidade Alta.
Dentre os temas a serem abordados, para além da análise da situação político-militar do país, soube o Portal que o Conselho terá como ponto principal a proposta de mexidas nas chefias militares. A fonte que temos vindo a citar, avança que o nome do actual Comandante da Força Aérea Nacional (FAN), General Altino Carlos José dos Santos, é apontado como sendo o preferido de João Lourenço para assumir o cargo do actual Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas de Angola (FAA), General António Egídio de Sousa Santos “Disciplina”, que vai cessar funções por limite de idade.
Assim como tínhamos apresentado anteriormente, nesta reunião será também apresentado o General Adriano Makevela Mackenzie, Chefe da Direcção Principal de Planeamento e Organização do Estado Maior General das Forças Armadas Angolanas, para Chefe do Estado Maior General Adjunto das FAA, cargo ocupado anteriormente pelo General Abreu Muengo Ukuatchitembo “Kamorteiro”, falecido no final de Novembro passado.
Das mexidas a serem feitas pelo presidente João Lourenço, constam ainda o nome do General Francisco Pereira Furtado, “citado em meios políticos como estando a percorrer os derradeiros metros do seu desastrado consulado à testa da Casa de Segurança do Presidente da República”, confidenciou-nos a nossa fonte, bem como o nome do actual director-geral do Serviço de Inteligência Externa (SIE), general José Luís Caetano Higino de Sousa “Zé Grande”.
O Conselho de Segurança Nacional é o órgão de consulta do Presidente da República para os assuntos relativos à condução da política e estratégia de Segurança Nacional.
São membros deste órgão o Vice-Presidente da República, os presidentes da Assembleia Nacional, dos tribunais Constitucional e Supremo e o Procurador-Geral da República.
Fazem igualmente parte do conselho os ministros de Estado e ministros indicados pelo Presidente da República, além de outras entidades que o Titular do Poder Executivo determinar.
Fonte: CK