O Presidente da República, João Lourenço, deixou Luanda, na manhã desta sexta-feira, 15, e está a caminho de Adis Abeba, na Etiópia, onde irá participar de hoje até domingo na cimeira da União Africana.
Segundo a Presidência, o Chefe de Estado angolano, que viaja em companhia da primeira dama, Ana Dias Lourenço, tem na agenda reuniões de alto nível. Trabalhará, igualmente, com homólogos numa reunião dedicada ao aumento dos conflitos no leste da República Democrática do Congo.
De recordar, que a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) pretende assumir a liderança nos esforços de mobilização de recursos para facilitar a paz e a segurança na RDC, com envio de contingentes militares para a sua missão, que já teve início, e o reavivamento de discussões para estabelecer e operacionalizar o Fundo da Paz e envolver parceiros internacionais de cooperação.
A 44ª Sessão Ordinária do Conselho Executivo da União Africana, que teve início na passada quarta-feira, 14, está a abordar a situação geral do Conselho Executivo da UA, bem como aspectos relacionados com a realização da 37ª Sessão Ordinária da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana, a ter lugar nos dias 17 e 18 do corrente mês em Adis Abeba.
A decorrer sob o lema “Formar os africanos para o Século XXI”, segundo uma nota consultada pela imprensa, nesta cimeira, Angola poderá assumir a primeira vice-presidência de mesa da Conferência de Chefes de Estado da organização continental.
“A assunção ao referido permitirá ao país iniciar a preparação para a liderança anual da União Africana, a partir de 2025, data que coincidirá com as celebrações do 50º aniversário da Independência Nacional”, refere a nota.
Angola estava representada na cimeira africana, até o momento, pelos ministros Téte António, Relações Exteriores, Rui Minguês de Oliveira, Indústria e Comércio, e Victor Hugo Guilherme, Planeamento, e por José Maria de Lima, Secretário de Estado para a Defesa Nacional.
Fonte: CK