Confirma-se que Joe Biden cancelou visita a Angola por causa da guerra no Médio Oriente?
Circula em diferentes grupos da plataforma WhatsApp a informação de que face à actual situação de guerra no Médio Oriente, sobretudo com o mais recente ataque com mais de 180 mísseis balísticos por parte do Irão contra Israel, a Casa Branca terá cancelado a agenda do Presidente Joe Biden, para focar a atenção no conflito entre Israel e os países vizinhos da região.
Agenda que inclui uma passagem por Angola, nos dias 13 a 15 de Outubro, que receberá assim a primeira visita oficial de um Presidente dos Estados Unidos da América (EUA) na história.
Confirma-se que Joe Biden cancelou visita a Angola por causa da guerra no Médio Oriente?
Não. Nos referidos grupos do WhatsApp, a alegação é suportada com uma imagem de um programa de informação da SIC Notícias, em que o comentador Raúl Cunha, major-general e especialista em História, Segurança e Defesa, analisa os contornos do ataque do Irão a Israel, sendo que no oráculo (legenda ou frase curta) da estação de televisão portuguesa, estava escrito o seguinte: “Joe Biden cancela agenda para acompanhar situação.”
Na verdade, porém, essa informação remonta a Abril, quando o Irão lançou o primeiro ataque directo da história contra Israel, através de cerca de 300 mísseis. Nessa altura, o Presidente dos EUA cancelou a sua agenda, para acompanhar os desenvolvimentos do conflito no Médio Oriente.
Entretanto, na sequência do novo ataque do Irão contra Israel nesta terça-feira, dia 1 de Outubro, não há qualquer informação oficial quanto ao suposto cancelamento da visita de Biden a Angola.
Aliás, em resposta ao Polígrafo África, o Ministério das Relações Exteriores de Angola garantiu que não se confirma o cancelamento da agenda de Biden, pelo menos até ao momento (dia 3 de Outubro).
No dia 24 de Setembro, a Embaixada dos EUA em Angola e São Tomé e Príncipe confirmou a visita do Presidente dos EUA. Mantém essa informação na respectiva página e também assegura que não há cancelamento – até ao momento, voltamos a ressalvar.
Por outro lado, na página oficial da Casa Branca não foi divulgado nenhum comunicado sobre o suposto cancelamento da agenda do Presidente dos EUA.
Quanto aos mais recentes acontecimentos no Médio Oriente, na página da Casa Branca informa-se que Biden esteve na “Sala de Situação”, onde orientou a intervenção dos militares norte-americanos no apoio a Israel. Destaca-se também uma outra visita do Presidente dos EUA, no dia 2 de Outubro, a alguns locais afectados pelo Furacão Helene, que já ceifou a vida de mais de uma centena de norte-americanos.
Em conclusão, até ao momento, não se confirma que Biden tenha cancelado a sua viagem até Angola. Essa alegação que está a circular nas redes sociais é falsa.
Fonte: Polígrafo África