O Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado avançou com o concurso limitado por prévia qualificação para a cessão do direito de exploração e gestão, com opção de compra, de fábricas de cimento, de cerveja e de montagem de automóveis, que até 2020 pertenceram aos generais Hélder Vieira Dias “Kopelipa” e Leopoldino Nascimento “Dino”.
No município de Ícolo e Bengo estará a concurso uma fábrica de cimento e um centro de logística, enquanto no de Viana serão concessionadas uma fábrica de cerveja e uma de montagem de automóveis.
Este concurso está enquadrado no Programa de Privatizações (PROPRIV) e as candidaturas devem ser entregues até 5 de Julho de 2024.
De lembrar que os generais Hélder Vieira Dias “Kopelipa” e Leopoldino Nascimento “Dino” – dois dos homens mais influentes do regime de José Eduardo dos Santos, entregaram, em 2020, ao Serviço Nacional de Recuperação de Activos, a fábrica de cimento (CIF Cement); a fábrica de montagem de veículos automóveis (CIF SGS Automóveis), e a fábrica de cerveja (CIF Lowenda Cervejas), e um centro de logística (CIF Logística), incluindo todos os equipamentos, máquinas e móveis.
Fonte: NJ