A Selecção Nacional está no lote de selecções matematicamente apuradas para os oitavos-de-final do Campeonato Africano das Nações (CAN).
Cabo Verde, Senegal, Guiné Equatorial, Nigéria e Egipto já têm o passaporte carimbado para a próxima ronda. O empate do Ghana com Moçambique, 2-2, garantiu que o Egipto se qualificasse para os oitavos, com três pontos, em segundo lugar, mas também assegurou que Angola, com quatro pontos, Mali, com quatro pontos, Burkina Faso, com quatro pontos, Guiné-Conacri, com quatro pontos, e Marrocos, com quatro pontos, se apurassem matematicamente. Apesar de ainda faltarem jogos para o fecho respectivo dos restantes grupos. Independente do que aconteça frente aos burkinabés, os Palancas Negras já estão na próxima fase, o primeiro objectivo dos pupilos de Pedro Gonçalves já foi cumprido.
Por outro lado, o Ghana, com dois pontos, e a Côte d’Ivoire, com três pontos, estão dependentes de outros resultados para seguirem em frente. De acordo com cálculos da Football Rankings, para os Black Stars passarem necessitam de um empate entre Camarões e Gâmbia, uma derrota da Zâmbia frente a Marrocos por 0-1, 1-2, 2-3, ou por mais de dois golos. Porém, também poderão ser eliminados caso os Chipolopolo percam com os Leões do Atlas, num cenário de vitória da Tanzânia sobre a República Democrática do Congo (RDC) com a diferença de um golo, com a RDC a marcar pelo menos três golos, 4-3, 5-4, algo que consideram improvável.
Por sua vez, para Côte d’Ivoire passar precisa de um empate dos Leões Indomáveis com os Escorpiões ou uma vitória por 0-1 dos gambianos. Também pode ir para os oitavos com um triunfo de Marrocos sobre a Zâmbia ou com uma vitória do Mali diante da Namíbia e um empate ou derrota da Tunísia com a África do Sul.
Fonte: JA