O Banco Caixa Angola (BCA) vai disponibilizar 750 milhões de kwanzas, até finais de 2024, aos produtores das províncias de Benguela, Namibe, Huambo e Huíla, financiamento destinado ao fomento do agro-negócio.
Trata-se de projectos voltados à agricultura, pecuária e pescas, assim como à indústria transformadora e serviços de apoio ao sector produtivo, cujo período de carência é de dois anos.
Segundo o director regional Sul do Banco Caixa Angola, Fernando de Sousa, o financiamento só será aprovado com o parecer do Instituto Nacional de Pequenas e Médias Empresas (INAPEM) e do Fundo de Garantia de Crédito (FGC).
O que se pretende, lembrou, é melhorar o valor de cem milhões de kwanzas disponibilizado há quatro anos, cujo impacto aos beneficiários é positivo.
“Temos parceria para apoiar os produtores jovens para alavancarem a sua a actividade no ramo agro-negócio no quadro do projecto do PRODESI, o Aviso 10, entre outros, no intuito de estarmos alinhados com a produção nacional”, disse.
Considerou, igualmente, que o financiamento constitui uma forma de ajudar o Governo angolano a potenciar a economia nacional e a gerar de empregos com a aposta na produção local.
Fonte: Angop