O Banco Nacional de Angola (BNA) introduziu recentemente novas directrizes para dinamizar o mercado cambial, em particular as operações de compra de moeda estrangeira entre instituições financeiras bancárias e empresas dos sectores petrolífero e diamantífero, através da plataforma Bloomberg FXGO
A medida, publicada no âmbito da Directiva n.º 05/2024, visa reforçar a transparência e a eficiência nas transacções cambiais interbancárias.
Segundo a nova de regulamentação, as instituições financeiras bancárias devem repassar imediatamente 30% de todo o montante adquirido nas transacções com as sociedades dos sectores petrolífero e diamantífero ao mercado interbancário.
O repasse deve ser realizado utilizando os comandos RFQ (Request for Quote) e STA (Single Tenor Action), com a obrigatoriedade de envolver, no mínimo, três instituições financeiras por transacção.
A directiva estabelece ainda que cada contraparte pode realizar até três transacções por semana, limitando assim a frequência de operações entre as mesmas partes e promovendo uma maior dispersão das divisas no mercado interbancário.
Caso haja indisponibilidade de moeda no mercado, as instituições financeiras devem vender os montantes ao BNA, utilizando a taxa de câmbio média de compra em vigor (BGN Bid).
Fonte: OPAÍS