Sábado, Julho 20, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
InícioNotíciasÁrvores de Natal no mercado de São Paulo chegam a 117 mil...

Árvores de Natal no mercado de São Paulo chegam a 117 mil Kz

À imprensa foi ao mercado de São Paulo em Luanda comprar uma árvore de Natal. Os preços variam entre 4 e 117 mil Kz, mas sem os acessórios decorativos.

Quem segue à risca o espírito natalino já deve ter a árvore de natal montada, mas os restantes ainda vão a tempo de comprar. Os preços no mercado de São Paulo variam de 117 mil Kz a quatro mil Kz, mas sem os enfeites que são comprados à parte e que estão ao tamanho, cor e o bolso de cada cliente. Tudo junto pode chegar até 200 mil Kz.

A árvore mais cara que encontrámos, avaliada em 117 mil Kz, pode ser adquirida a 100 mil Kz com um pouco mais de conversa. Tem 2,5 metros de altura, é verde com efeitos de neve, para dar tom de inverno da época de natal, apesar de em Angola ser uma época de sol abrasador e chuva dezembrina à mistura. Esta é a variante mais cara. As mais baratas são em formato pirâmide e podem valer até 4 mil Kz.

Dona Maria (nome fictício), que foi abordada pelo Expansão numa das lojas do mercado de São Paulo, pretendia uma árvore de 117 mil Kz, mas acabou por levar para casa uma que lhe custou 77 mil Kz, que é verde e com efeitos de neve, mas tem “apenas” 1,8 metros. A ideia é substituir uma árvore que já resistiu a dois natais. “Nunca nos faltou uma árvore de Natal, é tradição da minha família muito pelos costumes religiosos. A árvore antiga já não está boa, por isso procurei outra”, explica.

O mesmo acontece com Marta da Costa, que herdou o hábito na infância e conserva agora na sua casa. “Ainda que fosse a árvore mais pequena e com menos requinte, sempre tivemos, quase que cumprimos à letra toda a tradição a volta da época natalina”, esclarece. Marta da Costa, que é dona de casa há três anos, tem a mesma árvore desde 2020, uma forma de “conter os gastos e também de manter as lembranças vivas do primeiro Natal passado com a nova família”. É uma árvore que acompanha a modernidade e quebra a ideia original de uma árvore propriamente dita. É vermelha com o formato pirâmide e tem 1,5 metros, sem ramos nem folhas.

Este formato de árvore é o mais barato, nesta altura custa 8 mil Kz. Para os que são rigorosos na tradição, as árvores e o presépio são desmontados no dia 6 de Janeiro, Dia de Reis, também conhecido, curiosamente, como dia da Epifania para os cristãos, dia em que Jesus recém-nascido recebeu a visita dos três reis magos.

Fonte: Expansão

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- PUBLICIDADE-spot_img
0FãsCurtir
SeguidoresSeguir

MAIS LIDAS