domingo, maio 19, 2024
Home > Desporto > Apuramento ao inédito mundial foi há 14 anos

Apuramento ao inédito mundial foi há 14 anos

Sempre que o calendário vira a página e marca 8 de Outubro, os angolanos exultam com a memorável qualificação inédita ao campeonato do mundo de futebol da Alemanha 2006, feito que hoje assinala 14 anos.

Um golo do “capitão” Fabrício Maieco “Akwá”, no longínquo ano de 2005, garantiu o apuramento com vitória (1-0) sobre o Rwanda, em plena cidade de Kigali.

A primeira volta da campanha para a qualificação, sob liderança do técnico angolano Oliveira Gonçalves – que em 2001 conduzira o país, pela primeira vez, a um campeonato do mundo (sub-20), na Argentina, começou muito promissor.

Um empate nulo em casa da forte Argélia Argélia, seguindo-se o triunfo em casa sobre a temível Nigéria (1-0), com golo de Akwá, a passe de Zé Kalanga.

O empate a dois golos com o Gabão, em Libreville, e a vitória na recepção ao Rwanda e Zimbabwe (ambos por 1-0) reforçaram a esperança dos “Palancas Negras”, que concretizaram no segundo turno da competição.

Na segunda volta, os angolanos viajaram a Harare e baquearam ante os zimbabweanos (0-2), tendo se redimido na Cidadela diante da Argélia (2-1). Seguiu-se empate a uma bola diante da Nigéria, onde Figueiredo foi o herói do jogo ao apontar o golo da igualdade.

Motivados com a igualdade extra-muros com as “Super-Águias”, Angola venceu a seguir o Gabão por 3-0, em casa, e foi então a Kigali, no histórico 8 de Outubro “carimbar” o passaporte para “Alemanha’2006”.

Os angolanos vão, no mês de Novembro, iniciar a caminhada de apuramento ao mundial de 2022 no Qatar.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial