Depois de uma nova sede que custou 100 milhões de dólares e do apetrechamento do edifício, por 35 milhões, a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) “precisa” de 15 milhões de dólares para a transformação digital da instituição…e de quatro novos Lexus LX600, que rondam os 300 mil USD cada.
De acordo com o documento a que à imprensa teve acesso, a agência presidida por Paulo Jerónimo, antigo secretário de Estado dos Petróleos, pôs em marcha um procedimento dinâmico electrónico para a compra de um lote de quatro viaturas.
No documento não é avançada a marca, o modelo e o preço das viaturas a adquirir pela Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, mas as especificações técnicas disponibilizadas foram o suficiente para um especialista em automóveis dizer à imprensa que se trata de “quatro luxuosos” Lexus LX600 de 2024.
Segundo o especialista consultado pela imprensa, cada carro, comprado via Dubai, chegará a Angola por cerca de 300 mil dólares, e, para comprovar este pressuposto, basta consultar um anúncio de um stand nacional, que vende o modelo anterior, ou seja, o de 2023, por uns “módicos” 256 mil USD.
As propostas para participação neste leilão, bem como os documentos que constituem as propostas devem ser submetidas até às 07:00 horas do dia 01 de Julho de 2024 e o procedimento não está aberto à participação de entidades estrangeiras.
Estes Lexus LX600 são idênticos ao da presidente da Assembleia Nacional e aos dos deputados que exercem cargos específicos na orgânica da instituição.
Fonte: NJ