![](https://portalangoline.com/wp-content/uploads/2025/01/PR-Jlo.jpeg)
Fora do “topo”, mas dentro da lista. Angola figura entre os países mais corruptos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa.
Segundo o relatório em que foram avaliados e posteriormente classificados 180 países entre 0 (percepcionado) como muito corrupto e 100 pontos (muito transparente) a Guiné Equatorial com 13 pontos lidera a lista dos mais corruptos no universo dos 180 países.
Nos dados divulgados hoje pela Organização Não-Governamental Transparência Internacional, Angola tem 32 pontos e encontra-se na classificação com as outras nações numa posição negativa como São Tomé e Príncipe, Timor-Leste, Brasil, Moçambique, Guiné-Bissau e Guiné Equatorial.
Cabo Verde é o país da CPLP mais bem colocado e a Guiné Equatorial com pior classificação no Índice de Percepção da Corrupção de 2024.
De uma forma geral, mais de dois terços dos países analisados tiveram uma pontuação inferior a 50, em 100, segundo o documento.
No entanto, “houve países africanos que investiram na luta contra a corrupção e fizeram progressos notáveis”, consta no documento.
De acordo com a entidade, a corrupção e a crise climática são fenómenos “fortemente interligados” e “para se combater eficazmente a crise climática tem de se colocar a corrupção no centro do debate global”.