sábado, março 2, 2024
Home > Notícias > Angola acaba com venda de pacotinhos de bebidas espirituosas a partir de março

Angola acaba com venda de pacotinhos de bebidas espirituosas a partir de março

O Governo angolano vai proibir a produção e comercialização de bebidas espirituosas em pacotinhos, passando a ser obrigatoriamente vendidas em embalagens de vidro a partir de março, segundo um decreto a que a Lusa teve acesso.

O diploma do Ministério da Indústria e Comércio, que dá cumprimento a uma medida anunciada em junho do ano passado, justifica a eliminação dos famosos “pacotinhos” com questões de saúde publica, ambiente e ordenamento do comércio.

O consumo de whisky e bebidas semelhantes em pequenas embalagens de plástico em Angola, comercializados em grande escala na via pública, constitui uma preocupação de vários setores, sendo consumidos por cidadãos de baixos rendimentos, devido ao custo do produto.

Um “pacotinho” de whisky é vendido entre os 50 kwanzas (0,05 euros) e 250 kwanzas (0,27 euros), dependendo da marca e do respetivo sabor. O produto, de grande consumo diário, sobretudo nos mercados, paragens de táxis e zonas periurbanas, também concorre para a poluição ambiental, em consequência da enorme quantidade de plásticos que são atirados fora.

O diploma publicado no Diário da República de 12 de janeiro dá aos agentes económicos que produzam ou comercializam bebidas espirituosas um período de 60 dias, para que estes adotem as novas regras, aplicáveis a bebidas destinadas ao consumo humano com teor etílico igual ou superior a 15% do volume, incluindo whisky, aguardente, vodka, gin, rum, etc.

Fonte: AN

Please follow and like us:

Leave a Reply

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial