O líder da UNITA elogiou nesta segunda feira , 4, o Presidente cessante do Botsuana, Mokgweestsi Masisi, pela postura do estado demostrada no processo Eleitoral, “Tendo colocado os interesses nacional acima das vontades pessoais, garantindo uma transição pacífica do poder”.
“O seu sentido de Estado e a sua coragem fortaleceram ainda mais o tecido democrático do Botsuana, o que esperamos servir de exemplo para o nosso continente no seu todo”, afirmou o presidente da UNITA Adalberto Costa Júnior.
“Estendo os meus parabéns ao povo do Botsuana pela sua participação no fortalecimento da democracia e comprometimento com eleições livres, justas e pacíficas”, acrescentou.
Adalberto Costa Júnior desejou ao recém Presidente eleito, Duma Gideon Boko, êxitos no exercício das novas funções como Chefe de Estado, e que “prossiga fiel e comprometido com o Estado Democrático de Direito”.
“Saúdo o Presidente eleito, Duma Gideon Boko e a coligação Umbrella for Democratic Change (UDC), pela histórica vitória nas eleições gerais do Botsuana, ocorridas no dia 30 de Outubro”, refere.
Segundo o líder da UNITA, a histórica vitória da Coligação UDC não é apenas uma vitória para o Partido UDC, mas uma vitória para a própria democracia e o mais importante, reflecte a vontade do povo do Botsuana.
Refira-se que o Presidente do Botsuana, Mokgweetsi Masisi, anunciou que vai demitir-se, ao aceitar a derrota nas eleições legislativas do seu partido, no poder há quase 60 anos.
“Gostaria de felicitar a oposição pela sua vitória e conceder a eleição”, declarou o Presidente do Botsuana cessante, Mokgweetsi Masisi, durante uma conferência de imprensa.
Masisi disse que ligou ao líder da Coligação para a Mudança Democrática (UDC, na sigla em inglês), Duma Boko, para o informar de que vai reconhecer a derrota.
Fonte: NJ