Mais de 20 mil quadros da Administração Pública vão ser formados pela Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas (ENAPP), durante o ano formativo 2023, para melhor atendimento ao público.
O anúncio foi feito pelo administrador para a área de Formação da Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas (ENAPP), Édmio Fernando, em declarações ao Jornal de Angola, à margem da cerimónia de abertura do Ano Formativo 2023 daquela instituição, que decorreu em Benguela, sob a orientação da ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Dias.
Segundo Édmio Fernando, para o cumprimento de tal desiderato está, também, prevista a dinamização dos Centros Regionais.
Informou que, no quinquénio 2018-2022, foram formados 41.683 quadros da administração pública. O objectivo, disse, é aumentar a cifra no quinquénio em curso. O responsável informou que é a primeira vez que a ENAPP realiza a cerimónia de abertura do ano formativo fora de Luanda, onde está a sua sede.
Para Édmio Fernando, a realização da cerimónia fora de Luanda visa cumprir a missão do Executivo de formar, qualificar e capacitar os quadros da Administração Pública em todo o país.
“Por meio de uma orientação da superintendência e da estratégia do Conselho de Administração, decidiu-se, este ano, dinamizar os Centros Regionais da ENAPP, bem como massificar e estender a formação para os órgãos da Administração Local”, informou.
Édmio Fernando indicou que as autarquias locais também são um desafio. “Mais do que pensarmos, obviamente, nas várias dimensões das autarquias, quer do gradualismo, quer das transferências de competências e atribuições, estamos a pensar mais no capital humano, que é de resto o núcleo fundamental de toda e qualquer autarquia”, referiu.
A ENAPP, salientou, tem a tarefa e missão de formar, capacitar e qualificar os quadros da Administração Pública, da base ao topo. Tal resulta de um instrutivo legal que determina a necessidade de formações de carácter obrigatório, tanto para os técnicos como para os titulares de cargos de direcção e chefia.
“A ENAPP tem a missão de formar e capacitar. Vamos olhar para formações que podem se estender a toda a Administração Pública Central, Local, directa e indirecta”, concluiu.
Fonte: JA