O Presidente da República, João Lourenço, recebeu, ontem, em Luanda, o ministro dos Negócios Estrangeiros para os Assuntos Regionais do Qatar, Mohammed Bin Abdulaziz Al-Khulaifi, com quem passou em revista uma série de questões de interesse comum, no quadro das relações de cooperação entre os dois países.
Mohammed Bin Abdulaziz Al-Khulaifi esteve no Palácio Presidencial, na Cidade Alta, na qualidade de enviado especial do Emir do Qatar, Tamim Bin Hamad Al Thani, e no final do encontro, testemunhado pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António, não prestou declarações à imprensa.
A cooperação bilateral entre Angola e o Estado do Qatar tem evoluído, nos últimos anos, de forma “significativa”, sendo os dois países produtores e exportadores de petróleo e gás, principais sectores em que incide actualmente a parceria.
Com uma dívida pública baixa, contas públicas fortes e estabilidade política e social, o Qatar tem a terceira maior reserva de gás natural do mundo, assim como reservas consideráveis de petróleo.
O país asiático também possui uma “alta renda” per capita, bom ambiente de negócios, infra-estruturas e serviços logísticos eficientes, diversificação das indústrias, mercado financeiro robusto e um óptimo índice de desenvolvimento humano. O Estado do Qatar, localizado na Península Arábica, mantém uma “sólida” reconciliação com as nações do Golfo Pérsico.
Fonte: JA