Publicidade
NotíciasPolitica

Executivo prioriza o desenvolvimento do capital humano

A ministra de Estado para a Área Social afirmou, quinta-feira, em Cabinda, que o desenvolvimento do capital humano nos domínios da Educação, Saúde, Formação Profissional, Ciência, Tecnologias e Inovação constitui um dos pilares fundamentais e prioritários do Executivo no âmbito do Programa Nacional de Formação e Gestão do Pessoal Docente.

Dalva Ringote discursou na abertura oficial do curso de Mestrado em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa no Ensino Secundário, no Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED)em Cabinda, promovido em parceria com a Universidade de Aveiro (Portugal).

Disse que a capacitação do capital humano, previsto no Programa Nacional de Formação e Gestão de Pessoal Docente, visa melhorar o Sistema Nacional de Ensino e permitir que as funções do docente na educação pré-escolar, no ensino primário e secundário sejam desempenhadas por professores qualificados à altura dos desafios do presente e do futuro.

Assegurou que, no âmbito da implementação do Programa Nacional de Formação e Gestão do Pessoal Docente, o Executivo vai continuar a criar e a disponibilizar ofertas formativas em prol da contínua melhoria da qualidade no Sistema Nacional de Ensino.

A governante disse que o curso de mestrado ora aberto no ISCED/Cabinda representa o terceiro ciclo de formação de formadores a este nível no país, ao abrigo do acordo de cooperação com Portugal, à luz do Memorando de Entendimento celebrado entre os dois países, cuja primeira edição abrangeu a Metodologia de Ensino, especificamente a Educação de Infância, Ensino Primário e Língua Portuguesa no nível secundário com o apoio do Instituto Camões.

“O Executivo, no âmbito da implementação do Programa Nacional de Formação e Gestão do Pessoal Docente, vai continuar a promover a oferta formativa em graduação e pós-graduação, com o objectivo da contínua melhoria da qualidade do Sistema Nacional de Ensino ao nível do país”, sublinhou.  

Dalva Ringote destacou que, além do ISCED/Cabinda, outras instituições de ensino superior foram também abrangidas na política de formação pós-graduada, com destaque para as faculdades de Ciências e do Serviço Social da Universidade de Luanda, com a abertura do curso de Intervenção Educativa.

Referiu que no âmbito do processo de expansão dos cursos de Mestrado em Metodologia de Ensino, serão abertas, brevemente, outras acções formativas de pós-graduação em diferentes áreas de ensino, com destaque para Biologia, Química, Física e Matemática, com financiamento da Cooperação Portuguesa em Angola.

Dalva Ringote exortou os departamentos ministeriais de Educação, Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação a continuarem a estabelecer acordos e outras parcerias com instituições de ensino superior de reconhecida notoriedade internacional, com vista à materialização dos objectivos e metas preconizadas pelo Executivo no domínio da formação e qualificação do capital humano. 

A ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologias e Inovação, ao intervir na cerimónia de abertura do curso de mestrado no Instituto Superior de Ciências da Educação em Cabinda, disse que é através do Programa Nacional de Formação e Gestão de Pessoal Docente que se pretende melhorar a qualidade do perfil dos professores, pressupostos que irão repercutir na melhoria da qualidade de ensino em todos os níveis do Sistema Nacional de Educação.

Maria do Rosário Bragança Sambo lembrou que a abertura do curso de mestrado em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa no ISCED de Cabinda recai sobre a instituição uma grande responsabilidade na gestão adequada da ministração da formação pós-graduada.

Apontou que o êxito do curso não depende apenas das condições infra-estruturais e nem tão pouco do desempenho do corpo docente, mas, acima de tudo, do compromisso e dedicação dos formandos.

Incentivou os estudantes a empenharem-se com afinco, ética e que se dediquem na perspectiva de adquirirem e consolidarem as competências que farão deles bons profissionais.  Informou que um dos eixos do Programa Nacional de Formação e Gestão do Pessoal Docente assenta na melhoria da qualidade dos cursos de formação inicial de professores ao nível de graduação e pós-graduação.

A governadora da província, Mara Quiosa, valorizou a abertura do curso de mestrado em Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa no ISCED Cabinda, salientando que é um passo qualitativo em direcção ao desenvolvimento no sector vital da sociedade. “O mestrado que agora se inicia no ISCED/ Cabinda representa uma aposta do Executivo na capacitação metodológica de professores do ensino secundário”, sublinhou.

O curso de mestrado em Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa no Ensino Secundário arrancou com 28 mestrandos de um universo de 80 concorrentes inscritos.

Fonte: JA

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo