A imagem é ilustrativa, mas o “mistério”é real. O relato, chega-nos de Benguela, no bairro das Capira. Onde um jovem, de 20 anos, morreu na noite da última sexta-feira, 6, alegadamente por ter furtado valores monetários no balaio de uma pedinte de esmola, no centro da cidade de Benguela, mais concretamente na zona do Mercado.
Contaram os que acompanham o óbito, que o jovem que em vida chamou-se “Zé”, na manhã da última sexta-feira, 6, como era habitual, levantou-se cedo, e foi ao centro da cidade trabalhar, como era de rotina.
Engraxador, as razões da morte do jovem Zé, estão a ser associados por ele ter tirado mil kwanzas no balaio de uma pedinte de esmolas, que depois de ser visto pelos que, pelos arredores passavam, meteu-se a correr.
“A avó que estava a pedir esmola é cega e o menino que estava com ele é criança, por isso não poderia fazer nada, simplesmente disse na avó nos roubaram dinheiro, e a avó respondeu em umbundu, lamentando e rogando pragas nas seguintes palavras: “Okafa, akale, a molangue” traduzindo em português “Lhe deixa meu neto”, ele vai morrer.
Soube o nosso jornal que 24 horas depois, o jovem de vinte anos, não mais acordou.
Fonte: CK