Publicidade
NotíciasSociedade

Estádio da Cidadela com sinais visíveis de degradação após placa do segundo anel cair este domingo

O Estágio Nacional da Cidadela, em Luanda, que há muitos anos aoresenta problemas de degradação, voltou a levantar preocupações sobre o estado de conservação da infra-estrutura, após uma placa do segundo anel desabar este domingo, apurou à imprensa.

A situação da instabilidade da infra-estrutura voltou a ser assunto por este histórico estádio ter sido palco de grandes eventos futebolísticos nacionais e internacionais.

Na madrugada de domingo, parte de uma das bancadas desabou, levantando preocupações em torno da sua manutenção ou desactivação completa.

O Novo Jornal constatou no local, esta segunda-feira, 22, que a queda da placa de betão do último assento e do parapeito do segundo anel da bancada oeste ocorreu por volta das 02:50, não tendo causado vítimas nem danos materiais a terceiros, visto que aquela zona tem servido de parque de estacionamento de viaturas, mas neste dia não havia carros estacionados.

Várias empresas e gestores dos estabelecimentos instalados no estádio, que há anos não recebe jogos do Girabola, afirmaram que a infra-estrutura apresenta sinais visíveis de degradação, com várias placas deslocadas e em risco de colapso.

O administrador municipal do Rangel afirmou que o desprendimento da placa que caiu, este domingo, representa um alerta para quem insiste em fazer actividades na Cidadela.

Lourenço Domingos chama, igualmente, a atenção das empresas e gestores dos estabelecimentos instalados neste espaço para a necessidade de suspenderem as actividades.

Vários cidadãos asseguram ser urgente o Estado desactivar por completo o recinto para evitar que aconteça alguma desgraça.

O Estádio Nacional da Cidadela foi inaugurado em 1972. A Selecção Nacional de Honras estreou-se em campo em 1977, no famoso duelo entre Angola e Cuba, com vitória anfitriã por 1-0. Foi, no entanto, em 1981 que o palco começou a receber grandes jogos nacionais e internacionais, tendo sido uma das infra-estruturas dos II Jogos da África Central.

A Cidadela acolheu ainda jogos de qualificação das Palancas Negras para o Campeonato Africano das Nações, nas edições de 1996, 1998, 2006 e 2008, e de apuramento para o Mundial de Futebol na Alemanha em 2006.

Fonte: NJ

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo