Bamako (Dos enviados especiais) – O Presidente do Mali, Bubakar Keyta, recebeu quarta-feira, em Bamako, o vice-presidente de Angola, Bornito de Sousa, numa audiência em que as duas entidades analisaram a cooperação bilateral.
À saída do encontro, Bornito de Sousa afirmou à imprensa que durante o mesmo foi abordado o estado da preparação da 1ª edição da Bienal de Luanda – Fórum Pan-Africano para a Cultura da Paz, a ser realizada por Angola em Setembro do ano em curso.
Segundo o vice-presidente angolano, a audiência também serviu para aflorar aspectos relativos à comunidade maliana residente em Angola.
Questionado sobre o conflito armado e intercomunitário que assola o Mali, desde Março de 2012, Bornito de Sousa disse ter sido informado dos passos dados internamente, e apoiados pela ONU, visando a reconciliação nacional.
Sobre o assunto, destacou a recente nomeação de Tiebilé Dramé, da oposição, como novo ministro dos Negócios Estrangeiros do governo nomeado em Maio último.
O dirigente angolano efectua uma visita oficial de três dias ao Mali, em representação do Presidente João Lourenço, convidado pelo homólogo maliano para o lançamento do livro sobre o percurso do antigo representante especial do secretário-geral da ONU em Angola, o maliano Alioune Blondin Beye.
O diplomata maliano morreu a 26 de Junho de 1998, vítima de acidente aéreo nas imediações de Abidjan, na Côte d’Ivore, durante uma digressão por países africanos, em busca de uma solução para a paz em Angola, que vivia um conflito armado.