Socos, pontapés e apreensão de meios de serviços é o que vivenciaram os jornalistas de diversos órgãos de comunicação social retidos na manhã desta quinta-feira, 8, nas instalações do Serviço de Investigação Criminal (SIC) em Luanda, segundo fez saber o jornalista Capita Inga ao Correio da Kianda.
Capita Inga disse que a retenção dos jornalistas deveu-se quando os mesmos entrevistavam uma senhora que viu o seu filho detido ilegalmente pelo Serviço de Investigação Criminal. “Os agentes do SIC apareceram com forças e retiraram os nossos meios que estávamos a usar. O jornalista Victor foi espancado com socos, o Joaquim feriram-lhe os lábios com socos e ficamos retidos aproximadamente duas horas”, relatou Capita.
O Correio da Kianda ouve o director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do SIC, Manuel Halaiwa, que confirma a retenção dos referidos jornalistas, porém avança que os mesmos foram retidos por não estarem identificados aquando de uma manifestação devido a detenção de um jovem pelo SIC Luanda, mas os mesmos foram ouvidos para os devidos esclarecimentos e já estão em liberdade.
Fonte: CK