O Presidente da República, João Lourenço, autorizou, através de um despacho, a reparação emergencial da ponte sobre o Rio Ngola, soube, hoje à imprensa.
A infra-estrutura que será reparada localiza-se na Estrada Municipal MJE 150-1, que liga Ngola Luige, Kiwaba Nzoji e Calandula, na província de Malanje.
Segundo o Centro de Imprensa da Presidência da República (CIPRA), a intervenção inclui a reabilitação da ponte e a melhoria do troço de acesso, num total de 25 quilómetros.
O projecto terá um custo estimado de 166,59 milhões de kwanzas, enquanto os serviços de fiscalização estão avaliados em 18,32 milhões de kwanzas.
A decisão foi tomada após o colapso da estrutura metálica da ponte, em Dezembro de 2023, devido às intensas chuvas que causaram a erosão significativa no leito do rio e interromperam totalmente o tráfego rodoviário na região.
A ponte, com 15 metros de comprimento, permitia apenas a passagem de um veículo cada.
Situação que somada ao estado crítico da estrada de terra batida agravou os desafios de mobilidade.
O despacho delega ao ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação a responsabilidade de aprovar os procedimentos administrativos, garantir a legalidade dos actos e celebrar os contratos necessários para a execução das obras.
A reparação serve para restabelecer a circulação rodoviária e melhorar as condições de acessibilidade na região, refere a mesma fonte.
Fonte: JA