O Executivo reafirmou o início da operacionalização de voos de passageiros domésticos e internacionais no Aeroporto Internacional António Agostinho Neto (AIAAN) para o último trimestre deste ano, informou, nesta segunda-feira, 13, o ministro dos Transportes.
Durante o workshop sobre a Certificação de Aeródromos, Incorporando Pans – Aeródromos para Estados da África Oriental e Austral, que decorre de 13 a 17 em Luanda, Ricardo Viegas D´Abreu avançou que é pretensão do Executivo garantir, este ano, a certificação internacional do AIAAN e de outras quatro infra-estruturas aeroportuárias no País.
Inaugurado em Novembro do ano passado, o Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, construído na zona do Bom Jesus, no Sul de Luanda, foi projectado para movimentar 15 milhões de passageiros por ano.
Após a inauguração pelo Presidente da República, foram definidas três fases na dinâmica de operacionalização da maior infra-estrutura aeroportuária do País: um primeiro momento, a partir de Novembro de 2023, para movimento de voos cargueiros; posteriormente, no primeiro trimestre de 2024, para tráfego de passageiros domésticos e uma última etapa, ainda este ano, para voos internacionais de passageiros.
Fonte: AN