O Banco Keve divulgou, essa semana, o relatório e contas de 2023, no qual evidenciou um resultado positivo com crescimento de 24 por cento.
De acordo com as demonstrações financeiras publicadas, os lucros da instituição passaram de 26,5 mil milhões de kwanzas para 33,1 mil milhões. Já em sentido oposto, também apresentaram os resultados os bancos Valor, Yetu, Crédito do Sul e Keve, porém viram todos cair os lucros.
O Banco Yetu elevou os activos para 174,9 mil milhões de kwanzas. Registou uma quebra nos resultados líquidos de 60 por cento, ao sair de 19,7 para 7,7 mil milhões de kwanzas. Ainda nas contas de 2023, o Banco de Crédito do Sul (BCS) teve um lucro de 5,04 mil milhões de kwanzas, abaixo dos 11,2 mil milhões do ano passado.
Quanto ao Banco Valor, este registou um ganho de 3,1 mil milhões de kwanzas. No ano passado, o resultado foi de 3,4 mil milhões. Há no entanto a realçar, que, no exercício de 2023, os quatro bancos (Valor, Yetu, Crédito do Sul e Keve) elevaram as carteiras de crédito, com destaque para o Keve que disponibilizou para os clientes, cerca de 264,1 mil milhões, contra os anteriores 120,9 mil milhões.
A publicação de contas anuais até Abril do ano seguinte é um imperativo da Lei das Instituições Financeiras, que o Banco Nacional de Angola sanciona o incumprimento.
Fonte: AN