A Autoridade Nacional de Inspecção Económica e Segurança Alimentar (ANIESA) encerrou está quarta-feira, no município de Benguela, temporariamente, a empresa Indústria Guanda Pesca Lda, por má conservação e venda de peixe estragado.
De acordo com o departamento de comunicação e inovação tecnológica da ANIESA, durante uma inspecção efectuada à Guanda Pesca foram encontradas várias irregularidades nas áreas de lavagem de peixe, na câmara de conservação e nas paletas dos frigoríficos.
A ANIESA explica que, na câmara de conservação da empresa não havia sinalização no pavimento, os produtos estavam em contacto com a parede e foram encontradas 756 caixas de peixe sem a data de caducidade.
Quanto à área da lavagem do peixe, constatou-se a falta de higiene nos esgotos, ausência de extintor, falta de sinalização no pavimento e falta de alguns equipamentos de protecção individual.
Foram igualmente fiscalizadas as paletas dos frigoríficos que se encontravam enferrujadas. O peixe que lá estava apresentava sinais evidentes de deterioração.
Fonte: NJ