Publicidade
EconomiaNotícias

Operadores económicos beneficiam de viaturas em Malanje

Vinte e quatro operadores económicos do sector agrícola, beneficiaram quinta-feira (7) de igual número de camiões, no âmbito da segunda fase do Programa Integrado de Desenvolvimento do Comércio Rural (PIDCR), levado a cabo pelo Executivo no país.

Trata-se de empresários que operam nos catorze municípios de Malanje, que terão como missão o escoamento de produtos agrícolas do campo para a cidade e vice-versa, visando fomentar as trocas comerciais, sobretudo nas zonas de difícil acesso.

A entrega dos meios coube ao governador provincial de Malanje, Marcos Alexandre Nhunga, que na ocasião pediu dedicação dos beneficiários no exercício da actividade económica, usando as viaturas para os fins para as quais foram distribuídas, pelo que os administradores municipais são chamados a fiscalizar o processo.

Entretanto, apelou também para o cumprimento da amortização dos valores correspondente e de outras cláusulas, para que se atinjam os objectivos do Executivo de facilitar a transportação das mercadorias por parte dos agentes económicos.

Por sua vez, o director nacional para o desenvolvimento do comércio rural, Allan Varela disse que o país vinha registando dificuldades no escoamento de produtos do campo, por isso o Executivo gizou o PIDCR, que visou a distribuição de camiões para facilitar essa actividade por parte dos operadores agrícolas.

Precisou que a distribuição dessas viaturas em Malanje marcou o encerramento do processo de entrega de 500 camiões à igual número de operadores económicos no país, o que vem trazendo já alguma estabilidade no sector produtivo.

Deste número, Malanje beneficiou de 30, seis das quais entregues na primeira fase, para além de 80 motorizadas de três rodas.

As viaturas serão pagas no valor de 9 milhões e 400 mil kwanzas, reembolsáveis em 4 anos, com uma taxa mensal de 200 mil kz.

Alguns beneficiários consideraram oportuna a recepção das viaturas, na medida em que vão ajudar na melhoria do ambiente de negócio, sendo que permitirão a transportação dos excedentes de produção.

Lançado em 2020 pelo Ministério da Indústria e Comércio, o projecto prevê a aquisição de três mil viaturas a ser distribuídas faseadamente, priorizando as províncias de Benguela, Bié, Cuanza Norte, Cuanza Sul, Huambo, Malanje e Namibe, por serem as regiões do país com maior índice de produtividade e potencial agrícola.

Fonte: Angop

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo