A proibição de uso de sacos plásticos em padarias entrou em vigor, sexta-feira, (01 de Setembro), na província do Bengo, no quadro da medida de protecção a saúde e combate à poluição do meio ambiente.
Antes da medida entrar em vigor foram sensibilizados os proprietários das padarias e utentes, informou à imprensa, o chefe do departamento de serviços comunitários do Gabinete provincial do Ambiente, Domingos António Zadioku.
Com esta proibição, as alternativas serão o uso de sacos de pano e de papel, sublinhou.
Segundo responsável, neste momento a instituição já recebeu reclamações sobre algumas padarias incumpridoras, pelo que o departamento vai reforçar a fiscalização e punir os prevaricadores com multas, com base da lei das transgressões administrativas, esclareceu.
Esclareceu que nesta altura a proibição inicia com as padarias mas, posteriormente vai estender-se às cantinas e outros estabelecimentos comerciais dos seis municípios da província.
O balconista da padaria “E.G.T.S”, Fernando José Gomes, considerou boa a medida do governo e disse que a panificadora encontrou como alternativa a comercialização de sacos de pano, uma vez que os plásticos geram muito lixo e prejudicam a saúde.
Na opinião da gerente da padaria “Vietnam”, Le Thi Linh, a implementação da medida deve ser aplicada ao mesmo tempo em todos os estabelecimentos comerciais que utilizam sacos plástico.
Uma das clientes da padaria e pastelaria no Capari informou que desde que foi impedida de usar saco plástico na compra de pão e outros produtos, em sua casa utiliza apenas sacos de pano para aquisição de qualquer produto.
A proibição de uso de sacos plásticos foi aprovada por Despacho Presidencial nº289/22, de 30 de Dezembro, por forma a desincentivar a utilização de plástico.
Fonte: Angop