Taxistas e mototaxistas da província de Benguela estão a tentar levantar dinheiro nos Terminais de Pagamento Automático (ATM) com os cartões de subvenção do preço da gasolina, informou, domingo, a directora provincial dos Transportes, Tráfego e Mobilidade Urbana.
Cátia Cachuco disse que, devido ao comportamento negativo, dezenas de cartões foram retidos nos ATM instalados em agências bancárias de Benguela.
Esclareceu que os cartões são exclusivamente para o pagamento de gasolina nas bombas de combustível. Disse que as agências bancárias recolheram vários cartões presos nos Terminais de Pagamento Automático (ATM). “Muitos taxistas e mototaxistas estão a tentar levantar dinheiro nos multicaixas e os cartões estão a ser ‘engolidos’ pelos ATM”, sublinhou. O cartão, explicou, só serve para pagar combustível. “Não dá para tirar dinheiro”.
Sem revelar o número exacto de cartões retidos, Cátia Cachuco informou que dados das agências bancárias indicam que dezenas de cartões estão nesta condição. “Não temos um número exacto. O banco só nos adiantou que dezenas de cartões estão em sua posse, devido ao uso indevido por parte de taxistas e mototaxistas”.
Por outro lado, Cátia Ca-chuco mostrou-se preocupada com a demora que se regista, por parte dos operadores de taxis, no levantamento dos cartões de subvenção da gasolina, nas administrações municipais.
A directora do Gabinete Provincial dos Transportes, Trafego e Mobilidade Urbana disse que a situação é “bastante” preocupante, porque se os utentes ficarem sem levantar os cartões vão pagar a gasolina ao preço actual de 300 kwanzas, o que se vai reflectir na subida do preço de outros produtos. Apelou à classe dos mototaxistas e taxistas para levantarem os seus cartões. Informou que, até ontem, a província de Benguela recebeu 1.668 cartões de subvenção, dos quais 130 chegaram há dois dias.
Fonte: JA