O presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, defendeu, no Lubango, província da Huíla, a necessidade do Estado criar cada vez mais políticas públicas que abram oportunidades para a inserção dos jovens no mercado de trabalho.
Ao falar para militantes, no Lubango, na quarta-feira, considerou que esse desafio social contribuiria para a redução de desemprego no seio da juventude, em todo o país.
Reconheceu, também, que o Governo tem vindo a empreender esse processo, de modo a reduzir os níveis de desemprego, mas em sua opinião não é suficiente.
Considerou que este desafio deve ser uma constante, “na medida em que a juventude cresce, em virtude de que parte deles são formados dentro e fora do país e não encontram oportunidade de obterem o seu primeiro emprego”.
Sugeriu ainda a importância da realização das Autarquias Locais em 2024, por formas a contribuir por uma justiça plural dos angolanos, no quadro do Estado Democrático e de Direito, permitindo que os futuros autarcas consigam ajudar a melhorar as vias de comunicação, o saneamento básico, a energia e água, saúde, educação e outros que se acharem prioritários por cada câmara local.
A agenda do presidente da UNITA, que se encontra na Huíla desde terça-feira, reservava, para ontem, uma deslocação ao município da Matala, 180 quilómetros a Leste do Lubango, para desenvolver actividade idêntica e hoje regressa à capital do país.
Fonte: JA