NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE UM POSSÍVEL RISCO DE DESABAMENTO DA CENTRALIDADE DO KILAMBA E KK5000
No âmbito da reunião de preparação do plano preventivo para a próxima época chuvosa, que vai de Setembro do ano em curso a Abril de 2025, orientada pelo Governo Provincial de Luanda, na última quinta-feira, 9 de Maio, nas instalações da Unidade Técnica de Gestão do Saneamento de Luanda, foram analisados e aprovados diversos documentos de carácter preventivo, tais como:
1. Plano de acção para a optimização da limpeza dos órgãos de drenagem;
2. Plano de acção de drenagem das bacias de retenção;
3. Plano de gestão e sustentabilidade das estações de tratamento de águas residuais das centralidades da Província de Luanda.
Relativamente ao ponto 3, sobre o plano de gestão e sustentabilidade das estações de tratamento de águas residuais, que mereceu destaque nalguns órgãos de comunicação social, com o título “Centralidade do Kilamba Corre o Risco de Desabar dentro de Três Anos”, somos a esclarecer o seguinte:
1. Devem ficar tranquilas as famílias residentes nas centralidades da Província de Luanda, porque não há razões para alarmismo;
2. O que consta do plano preventivo apresentado é um conjunto de acções para a manutenção correctiva do sistema de micro e macro drenagem, de modo a garantir a plenitude do funcionamento das infra-estruturas hídricas e evitar a degradação prematura dos equipamentos electromecânicos nos próximos três anos.
A UTGSL reafirma que não há razões para alarmismo e tranquiliza mais uma vez as famílias residentes nas centralidades da Província de Luanda, pois, com a operacionalização das acções constantes nos planos de mitigação, ficarão resolvidos em definitivo os transbordos dos colectores (abatimentos).
Unidade Técnica de Gestão do Saneamento de Luanda, aos 10 de Maio de 2024.
Fonte: XAA