A Polícia Nacional apressou-se a esclarecer que o colete verde que está a ser envergado por agentes do trânsito nas estradas angolanas é apenas para diferenciar os agentes reguladores de trânsito provinciais dos da direcção nacional, mas as dúvidas persistem sobre a possibilidade de a temida antiga BET voltar às estradas nacionais.
Nos últimos dias, vários cidadãos, sobretudo automobilistas, questionam-se sobre o porquê da presença nas estradas do País de agentes reguladores de trânsito com coletes verdes, que ainda são associados à extinta e famosa Brigada Especial de Trânsito (BET) que tirava “o sono” aos automobilistas nas operações stop.
Fontes ligados à Polícia, através da Direcção de Trânsito e Segurança Rodoviária (DTSER), disseram à imprensa que não foi reactivada a BET e que os reguladores pertencem à DTSER.
Os automobilistas perguntam pelo facto destes agentes reguladores estarem nos mesmos pontos de actuação onde a BET actuava, com meios e indumentária semelhantes aos desta extinta e temida brigada.
Vários automobilistas disseram temer o surgimento destes efectivos nas estradas, a que voltam a chamar BET, embora nos colectes não existir tal identificação.
Outros salientam o facto de apenas nestes coletes estarem estampados Polícia, o que os leva a crer que a Polícia Nacional terá reactivado a BET ou está a pensar fazê-lo.
As mesmas fontes da imprensa notam que está apenas a ser utilizado o mesmo “modus operandi” e que os coletes verdes servem para diferenciar os agentes reguladores da DTSER/ nacional e das províncias.
Segundo a fonte da Polícia Nacional, os efectivos da DTSER usam três cores de coletes, laranja, amarelo e o verde, e esta salienta que os reguladores de coletes verdes são da direcção nacional.
Quanto aos de colete laranja, asseguram serem os reguladores das direcções províncias e municipais.
Outra fonte da Polícia ligada ao comando-geral contou à imprensa que está a ser estudada a possibilidade de reactivação a BET em função do crescendo de crimes e sinistralidade nas estradas do País.
Por isso, contou que a DTSER voltou a definir que para as zonas urbanas, o controlo do trânsito é exclusivamente das direcções províncias da DTSER, os de coletes laranja, conhecidos como os da unidade de trânsito, enquanto que para as zonas suburbanas, a actuação é de exclusiva responsabilidade da direcção nacional.
“Temos de guarnecer as estradas nacionais. Por isso é que há esses agentes reguladores de verde, para estabelecer a diferença. A actuação da polícia nas estradas nacionais será de responsabilidade da direcção nacional da DTSER”, disse a fonte.
A BET foi extinta em 2019, após serem apontados como os polícias da “gasosa”, apesar de muitos cidadãos e autoridades reconhecerem o seu esforço na descoberta de vários ilícitos.
Em 2018, o então comandante-geral da Polícia Nacional, Alfredo Mingas “Panda”, fez um ultimato aos efectivos da Brigada Especial de Trânsito, para no prazo de 15 dias acabarem de vez com a prática da “gasosa” cobrada aos automobilistas.
Esta brigada foi em 2019 fundido num único órgão, mediante um Decreto Presidencial, na sequência do novo Estatuto Orgânico da Polícia Nacional que criou a DTSER.
Fonte: NJ