Trabalhadores australianos poderão ignorar ligações e mensagens de chefes fora do horário de trabalho
O governo da Austrália vai implementar leis que conferem aos trabalhadores o direito de ignorar chamadas e mensagens injustificadas dos seus chefes fora do horário de trabalho, sem sofrer penalizações, havendo potenciais multas para os empregadores que violarem a regra.
Esta medida, conhecida como “Direito à desconexão”, faz parte de um conjunto de alterações às leis laborais propostas pelo governo australiano. Leis semelhantes já estão em vigor em países como França, Espanha e outros Estados-membros da União Europeia.
De acordo com a CNN Brasil, o ministro do Emprego da Austrália, Tony Burke, afirmou num comunicado que a maioria dos deputados apoia a nova legislação. Segundo o ministro, a lei visa impedir que os trabalhadores realizem horas extras não remuneradas, através do direito de não permitir contactos injustificados fora do horário de trabalho.“O que estamos simplesmente a dizer é que alguém que não está a ser pago 24 horas por dia não deve ser solicitado se não estiver online e disponível 24 horas por dia”, acrescentou o primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, citado pela CNN Business.
Fonte: CNN