
O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou, nesta sexta-feira, os resultados do Inquérito ao Emprego em Angola (IEA) referentes ao II trimestre de 2025, destacando a redução da taxa de desemprego como o principal dado a reter do período em análise.
De acordo com o relatório, a taxa de desemprego fixou-se em 28,8%, contra os 29,4% registados no trimestre anterior, correspondendo a uma descida de 1,9 pontos percentuais. O que prova que menos 91 mil cidadãos estão à procura de emprego, num contexto de crescimento do número de postos de trabalho e consequente aumento da população empregada.
No período em referência, a população empregada atingiu 12,95 milhões de pessoas, mais 136 mil face ao trimestre anterior. O que prova que o mercado de trabalho absorve mais mão-de-obra, reflectindo o dinamismo da economia nacional e evidenciando o efeito de políticas públicas orientadas para a promoção do emprego e a diversificação da actividade económica.
Mais do que o número de agregados familiares inquiridos, o dado mais significativo é o impacto directo na vida dos cidadãos: mais pessoas com emprego, maior geração de rendimentos e um contributo efectivo para a melhoria das condições de vida das famílias angolanas, reforçando a estabilidade social e económica do país.
Fonte: JA