A encomenda das nove aeronaves, através de um esquema financeiro de aluguer de longo prazo, foi feita durante o evento Paris Air Show 2023.
Apesar do aluguer ser de longo prazo, a companhia não precisou o horizonte temporal, nem o investimento, mas assegura que as cores das novas aeronaves terão os característicos da TAAG.
Segundo a TAAG, os equipamentos terão pessoal navegante angolano e manutenção assegurada por quadros locais, após período de formação assegurado pela companhia europeia.
O Airbus A220-300 é uma aeronave de última geração em matéria de eficiência e consumos médios, sendo que a TAAG estima uma poupança de cerca de 25% em custo de combustível e uma redução do custo de operação de 20% a nível global.
O Airbus A220-300 tem a capacidade para 142 passageiros (130 em classe económica e 12 em classe executiva) e é uma aeronave moderna e extremamente eficiente em matéria de economia de combustível, assevera a companhia nacional.
Segundo a TAAG, este modelo de aeronaves é financeiramente sustentável para o contexto da companhia. Está a primeira vez que TAAG utilizará aeronaves da Airbus na sua frota.
A TAAG possui uma frota de 22 aeronaves, incluindo cinco Dash 8-Q400, seis 737-700, três 777-200ER e cinco 777-300ER.
Eduardo Fairen, CEO da TAAG, disse que a inclusão das novas aeronaves na frota da companhia é um sinal claro da credibilidade internacional da TAAG.
“Estamos profundamente empenhados em fazer crescer a empresa”, explicou o responsável.
Fonte: NJ