A Sonangol vai doravante incluir as exploração e produção do minério quartzo entre as prioridades da carteira de investimentos, no quadro do seu programa de transformação para a comercialização de energias limpas.
A informação foi avançada esta terça-feira pelo ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, durante o encontro de trabalho com os líderes das empresas do sector, subordinado ao tema “Objectivos, Metas, Acções e Principais Projectos do Sector Definidos no Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN 2023-2027).
Diamantino Azevedo sustentou a nova directiva em função das constantes solicitações por parte de empresas estrangeiras interessadas em explorar o mineral utilizado no fabrico de painéis dólares para produção de energia fotovoltaica, em composição com o silício.
A existência de reservas comerciais de Quartzo, de acordo com o titular do Mirempet, constitui uma garantia para o país aumentar as fontes de receitas, mas o novo paradigma da economia deve primar pela transformação das matérias primas e exportar produtos refinados no sentido de fomentar o emprego e maximizar os lucros.
Fonte: AN