
O Serviço de Investigação Criminal (SIC) anunciou, neste sábado, 19, a detenção do cidadão Osvaldo Sérgio Correia Caholo, de 36 anos, conhecido como Osvaldo Caholo, por suposta incitação à violência, apologia pública ao crime e rebelião, após a divulgação de conteúdos considerados graves e ameaçadores numa transmissão ao vivo nas redes sociais.
Segundo nota oficial do SIC, a detenção do empresário foi feita em cumprimento de um mandado emitido pelo Ministério Público, no âmbito de um processo-crime aberto após o cidadão ter, alegadamente, proferido ameaças sérias contra oficiais generais, comissários e outras entidades públicas, num vídeo em directo que rapidamente ganhou visibilidade.
O SIC afirma haver fortes indícios da prática dos crimes e alerta para a gravidade das declarações emitidas, que resultaram na instauração do competente processo criminal. “Não serão toleradas condutas que visem o incitamento à desordem pública, violência ou desobediência à autoridade”, lê-se no comunicado divulgado no Facebook.
O SIC diz que, o cidadão será presente ao Ministério Público nas próximas horas para os trâmites legais subsequentes, conforme determina a legislação em vigor.
“O uso abusivo destas plataformas com fins criminosos será combatido com o rigor da lei”, reforça o órgão de investigação.
Fonte: CK