
O Serviço de Investigação Criminal em Luanda, através da sua Direcção Municipal do Kilamba-Kiaxi, deteve sete cidadãos nacionais com idades entre 16 e 22 anos, implicados nos crimes de associação criminosa, roubo qualificados e homicídio qualificado (com recurso a arma de fogo e arma branca).
Os cinco primeiros implicados estão envolvidos no crime de homicídio qualificado, com recurso a arma de fogo, do tipo pistola (Jericho).
O facto ocorreu no dia 14 Abril do ano em curso, na comuna do Nova Vida, bairro Anibal Rocha, na via pública, sendo que, para a consumação do ilícito quatro dos cinco detidos acompanhavam a vítima que em vida atendia pelo nome Venâncio Domingos Ernesto António, de 29 anos de idade, quando circulava na via pública em direcção a sua residência.
Ao estacionar a sua motorizada, foi surpreendido por dois bandidos, munidos com armas de fogo, transportados por duas motorizadas.
Sob ameaça de morte, subtraíram a motorizada da vítima. No entanto, na retirada, efectuaram um disparo que alvejou a região torácica da vítima e meteram-se em fuga.
Ao ser socorrida para uma unidade hospitalar, morreu minutos depois.
A senhora do grupo caiu nas malhas das autoridades ceder a sua residência para que se desmontasse o meio roubado. Mas, por conta do aplicativo GPS instalado na referida motorizada, foi possível localizar e deter os implicados, bem como apreender uma arma de fogo do tipo pistola (Jericho) e uma motorizada de marca Apollo, de cor Vermelha.
Quanto ao roubo qualificado com recurso a armas brancas (catana e faca de cozinha) foi subtraída uma motorizada de marca Apollo, de cor Vermelha, isto no dia 16 Abril do ano em curso, na comuna do Nova Vida, bairro Soba Capassa, em que estão implicados dois cidadãos nacionais, ambos de 22 anos de idade.
Estes criminosos lesaram um cidadão de 26 anos de idade, moto-taxista, na calada da noite, quando o lesado se encontrava a dormir na residência da sua irmã e foram surpreendidos pelos implicados, munidos de armas brancas, que não deixarem margem para reacção.
Durante a investida, os criminosos subtraíram o meio citado, e colocaram-se em fuga.
Uma aturada investigação do SIC, levou a localização dos criminosos.
A operação permitiu a apreensão de três motorizadas de marcas e modelos diferentes, e três botijas de gás butano.
Fonte: NaMiraDoCrime