O Serviço de Investigação Criminal (SIC) apresentou, nesta quarta-feira, em Luanda, dois cidadãos nacionais que pretendiam reproduzir mais de 12 milhões de dólares americanos falsos, para circulação no mercado angolano.
Em declarações à imprensa, o porta-voz do SIC, Manuel Halaiwa, referiu que a detenção ocorreu na terça-feira (dia 18), no bairro Cinco Fios, Distrito Urbano do Kilamba Kiaxi, município de Belas, fruto de uma denúncia sobre contrafacção de moeda estrangeira.
Com a pronta acção da Polícia e uma aturada investigação, disse, foi possível abortar a operação e desmantelar a rede criminosa.
A rede era composta por dois cidadãos, sendo um de 41 anos de idade, identificado apenas por Luciano, que tinha em sua posse, desde 2012, dois cofres e uma caixa térmica de 40 litros aproximadamente, com diversas películas que seriam utilizadas para a falsificação de notas vindas do Cuando Cubango, província onde residia.
O outro cidadão, identificado por Magnata, de 29 anos de idade, é especialista em lavagem e reprodução de moeda estrangeira.
Os dois cidadãos serão apresentados ao Ministério Público e ao juiz de garantia, para as devidas medidas de coação.
Fonte: Angola24h