Selecção goleia 6-1 RCA e decide apuramento ao Mundial no sábado diante do Egipto

Com uma exibição irrepreensível, a Selecção Nacional qualificou-se ontem para os play-off de acesso ao Mundial de futebol em Sub-17, mercê do triunfo, 6-1, frente à República Centro Africana, em partida da terceira e última jornada do Grupo D do Campeonato Africano das Nações (CAN), que decorre em Marrocos.
Num desafio onde só a vitória interessava, os Palanquinhas destemidos assumiram o controlo do jogo, porque estavam cientes de que ainda havia uma luz no fundo do túnel, relativamente à qualificação.
O combinado angolano entrou determinado e com vontade de resolver o duelo mais cedo, pois precisava esperar o resultado do encontro entre Mali e a Côte d’Ivoire. Aos 11 minutos, o médio ofensivo Omar foi travado na grande área e surgiu a primeira grande penalidade. Lucas, capitão da selecção, chamado a cobrar, fê-lo com mestria.
Sem grande oposição da República Centro Africana, Angola dominou a partida, e aos 26′ numa assistência de Jaydem, Densel marcou o segundo tento do encontro e o primeiro da conta pessoal.
A vencer por 2-0, os comandados de Mitó da Silva continuaram a acreditar, embora tivessem ligeiras dificuldades para transformar as distintas oportunidades em golo, em parte por causa do nervosismo que a dada altura tomou conta da equipa.
O intervalo, ao que parece, fez bem ao combinado angolano, pois, voltou transfigurado, sem hipóteses à selecção adversária. Aos 63’, numa jogada rápida de contra-ataque, Eliseu passou pelo defesa e assistiu Densel, que apontou o terceiro golo da partida.
Com o domínio do jogo, um minuto depois os Palanquinhas marcaram o quarto, desta feita por intermédio de Jairo, tendo aproveitado a distracção da defesa contrária.
Decorridos dez minutos, os pupilos de Mitó Silva falharam de forma escandalosa uma oportunidade de dilatar o resultado, deixando os demais membros com os nervos à flor da pele.
Aos 69′, Densel fez o hat-trick e o quinto de Angola. A RCA reduziu a desvantagem por intermédio de Annan Otto. Endiabrados, aos 90 + 2, os palanquinhas fecharam as contas com o sexto tento apontado por Jairo.
Fonte: JA