Alguns automobilistas em Luanda temem os congestionamentos que a realização da tradicional corrida pedestre de São Silvestre pode causar nas estradas secundárias e terciárias da província, devido à interdição de algumas vias.
Por se tratar de uma tradição que já vai na sua 68.ª edição, o condutor António de Jesus apela ao Governo Provincial para que crie medidas destinadas a contornar a situação e evitar os constrangimentos vividos pelos condutores e peões na via pública.
“As vias interditadas nos criariam transtornos, sabendo que nos últimos tempos temos passado pelas dificuldades das chuvas frequentes.
Então, para que nenhum dos lados seja prejudicado, a ideia seria que analisassem melhor as vias menos utilizadas para realizarem a corrida”, disse.
Para garantir uma boa circulação do trânsito e salvaguardar a realização do evento, Adilson Agostinho, outro dos condutores ouvidos, também sugere a criação de pontos estratégicos afastados dos centros populacionais, para acolher as próximas edições da corrida.
“Se um dia pensassem em passar a corrida São Silvestre fora das localidades, ver um outro lugar que não criasse muitos constrangimentos a população, seria muito bom, referiu.”
As ruas, avenidas e largos que estarão interditados no dia 31 de dezembro, devido à corrida de São Silvestre, incluem o Largo da Mutamba, Avenida Amílcar Cabral, Avenida Revolução de Outubro, Avenida Ho-Chi Minh, Alameda Manuel Van-Dúnem, Largo do Kinaxixi, Rua da Missão, Avenida 4 de Fevereiro, Largo do Baleizão e a Rua Francisco das Necessidades.
Fonte: CK