O Banco Nacional de Angola (BNA) avançou que o stock de reservas internacionais fixou-se em 14,9 mil milhões de dólares no final do terceiro trimestre deste ano, garantindo uma cobertura de bens e serviços.
O BNA disse que no terceiro trimestre de 2024, o saldo da conta corrente manteve-se superavitário situando-se em 2,1 mil milhões, equivalente a 8,4% do PIB, representando um aumento de 41,6% face ao trimestre anterior.
A redução do saldo deficitário da conta de rendimentos primários em 32,1% e dos serviços em 0,3% foi determinante para o desempenho da conta corrente, não obstante se ter observado uma redução do superavit da conta de bens em 2,3% e um agravamento do saldo deficitário das transferências correntes em 53%5.
Já a conta capital e financeira, de acordo com a nota de informação sobre estatísticas externas, registou um défice de 1,3 mil milhões registados no trimestre anterior.
O economista José Lumbo explica que os dados representam os recursos que o país possui em moedas externas que, segundo garante, vão apenas servir para oito meses de importação de bens e serviços.
O economista pensa ser necessário que o banco central mude ou adicione um dos seus objectivos, como por exemplo o crescimento económico.
Fonte: CK