
O processo vai decorrer no formato digital entre 30 de setembro de 2025, num período em que o INAGBE prepara candidaturas para novos estudantes, e não só. O não-comprimento do prazo e a falta de documentos exigidos para a renovação poderá levar à perda da bolsa.
O Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estudo (INAGBE) anunciou, no dia 26 de Setembro, a abertura do processo de renovação de bolsas internas para o ano académico 2025 /2026, que vai decorrer até ao dia 14 de Outubro.
Financiadas pela União Europeia (UE), através do programa de bolsas de estudo UNI.AO, e implementado pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), em parceria com a Agência Francesa de Cooperação Técnica – Expertise France, as bolsas serão renovadas a partir do portal do INAGBE, através do endereço electrónico https:// inagbe. gov.ao até ao dia 14 de Outubro sem prorrogação, como refere o comunicado oficial do INAGBE.
Os documentos fundamentais que os estudantes deverão remeter são a cópia do bilhete de identidade válido, a declaração de notas do ano académico anterior (2024/2025), declaração de frequência actualizada (2025 /2026), extracto bancário da conta associada ao complemento de bolsa, referente ao período de recepção dos subsídios de bolsas de estudo e o relatório de progresso (aplicável aos doutorandos em frequência do 2.º ano).
Passado o período estabelecido, o estudante que não remeter os documentos para a renovação da sua bolsa de estudo arrisca perdê- -la. “O INAGBE declina qualquer responsabilidade relativamente aos bolseiros que não concluírem o processo de renovação no período indicado”, lê-se em nota oficial do Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estudo do País.
Novas bolsas foram anunciadas
Ao contrário do que aconteceu no último ano académico (2024/ 2025), a título excepcional, em que se deu o processo de renovação e de candidatura para novas bolsas de estudo em simultâneo, tudo indica que o processo vai regressar ao normal no presente ano académico com a antecipação do processo de renovação de bolsas.
Para o presente ano académico, o INAGBE disponibiliza cerca de 10 mil bolsas de estudo internas para vários candidatos que pretendem ingressar no ensino superior e para aqueles que já frequentam e correspondam ao perfil de bolseiro, a exemplo de estudantes do segundo ano. As inscrições começam no mês de Novembro, um mês após a abertura oficial das aulas no Ensino Superior. A apresentação do número de bolsas para o ano 2025/2026 foi feita pelo director Geral do INAGBE, Domingos Canguende, durante o acto de encerramento do curso preparatório para o ingresso à universidade, organizado pelo Movimento dos Jovens Universitário, em parceria com a Organização da Mulher Angolana (OMA).
De lembrar que, no ano académico 2025/2026, foram disponibilizadas 10.500 bolsas distribuídas em 10 mil para cursos de graduação e 500 para pós-graduação. A capital do País, Luanda, teve a maior fatia na distribuição de bolsas.
Até ao momento, ainda não foi comunicada qualquer alteração no valor que os estudantes vão receber. Sendo assim, os bolseiros vão continuar a receber a quantia mensal de 55 mil Kz para cursos de graduação e 100 mil Kz para pós-graduação.
Fonte: Expansão