
O Presidente da União Africana, João Lourenço, regressou na noite deste domingo, ao país, proveniente de Malabo, Guiné-Equatorial, onde orientou os trabalhos da 7.ª Reunião de Coordenação Semestral entre a União Africana, Comunidades Económicas e os Mecanismos Regionais.
Acompanhou o Chefe de Estado nesta importante missão da organização continental, a Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço.
À chegada, João Lourenço foi recebido pela Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, por ministros de Estado, e outros auxiliares do Governo.
A reunião em que o Presidente João Lourenço proferiu o discurso de abertura, serviu para avaliar o estado de andamento das acções e projectos que as diferentes Comunidades Económicas e Mecanismos Regionais implementam, no quadro mais geral do processo de integração do continente.
Na sua intervenção, João Lourenço disse que a “integração regional em África é mais do que um ideal político, económico e social, mas sobretudo um dos vectores essenciais para transformarmos as grandes ambições da Agenda 2063 em progressos concretos e uma necessidade profundamente estratégica para o continente africano”.
Para o líder da UA, estruturas como a Zona de Comércio Livre Continental Africana representam hoje marcos históricos no processo de unificação dos mercados africanos, ao criar o maior acordo comercial do mundo em número de países participantes e um mercado de mais de 1,3 mil milhões de consumidores, transformando-se na verdadeira alavanca do crescimento económico continental, da redução da pobreza e da promoção da equidade social, através de uma maior industrialização e do aumento das exportações intra-africanas.
Fonte: JA